No dia 15 de março, comemoramos no Brasil o Dia do Consumidor. Criada inicialmente para garantir e relembrar os direitos dos consumidores, a data vem ganhando cada vez mais espaço no calendário dos lojistas.

Depois dos gastos com o Natal, férias de verão e volta às aulas, março se tornou um mês com poucas vendas e a data ficou famosa como uma boa oportunidade de aumentar o faturamento no primeiro trimestre do ano. Muitos lojistas têm seguido a tendência de tornarem o Dia do Consumidor na semana e até mesmo o “mês do consumidor”, ficando a critério de cada empreendimento, de acordo com o que funciona melhor com cada público.

E pensando em ajudar você a decolar com suas vendas, separamos algumas “dicas” valiosas para fazê-lo vender ainda mais no mês de março e valorizar seus clientes.

Ofereça descontos e condições especiais

É do conhecimento de todos que poucas coisas agradam mais o consumidor do que um desconto. Seja pequeno ou grande, o cliente precisa saber que o desconto é real e está sendo beneficiado financeiramente com isso.

É importante ressaltar que se não for possível oferecer descontos verdadeiros, é melhor ser honesto com seu cliente e dar outra vantagem, como programa de pontos ou até mesmo os descontos progressivos. Nada afasta mais seu cliente do que ele se sentir enganado. Calcule bem seus valores e estude o que pode ser feito para que ambos os lados saiam ganhando.

Outra alternativa para quem não consegue oferecer grandes descontos é melhorar e facilitar as condições de pagamento. Muitas vezes o cliente prefere pagar um valor alto em várias vezes no cartão do que ganhar aquele desconto grande no pagamento à vista.

Dê vantagens no frete

Pesquisas apontam que o valor do frete de um pedido é um fator que afeta diretamente a decisão de compra do indivíduo. Em 2022, 62% dos pedidos feitos durante a semana do consumidor tiveram frete grátis, de acordo com o relatório da empresa All in*.

Logo, se for possível, ofereça essa vantagem. Caso seja difícil, tente oferecê-la em algumas ocasiões específicas como para novos clientes, compras acima de um determinado valor ou para certas regiões geográficas.

Planeje suas ações e invista na divulgação

Em todas as áreas do seu negócio, o planejamento é essencial e aqui não seria diferente. Pense na campanha com antecedência e em cada passo da divulgação.

Diversas vezes, as lojas oferecem boas vantagens, mas não têm ampla divulgação para o público, resultando em insucesso de vendas. O cliente precisa ser atraído pela sua comunicação e ter conhecimento do que ele pode ganhar comprando com você.

Utilize as plataformas gratuitas disponíveis no mercado com as redes sociais. Se possível, invista dinheiro na sua divulgação com posts patrocinados, anúncios no Google, em outdoor e rádio, sempre pensando no formato de conteúdo que o seu público mais consome.

Ofereça bom atendimento

Infelizmente é muito comum ver consumidores se queixando de terem recebido um atendimento ruim e se depararem com equipes que são ineficientes na resolução de problemas. Todo esse descontentamento poderia ser evitado com um staff preparado e pronto para oferecer uma boa experiência ao cliente.

Vale ressaltar que essa experiência deve ser completa, mesmo após o cliente já ter finalizado a compra. O pós-venda é tão importante quanto a pré, pois reforça a reputação do seu negócio e fideliza os clientes, fazendo com que se torne um verdadeiro embaixador da marca.

Agora que você já tem um bom panorama de como alavancar suas vendas neste Dia do Consumidor, conte com a Wilso para renovar seu estoque e sempre oferecer as melhores marcas. Vai ser uma honra ser seu parceiro em mais uma ocasião especial.

* referência: https://drive.google.com/file/d/1ZR906w-TrkRmZVSdiJpaY3CgsPn8vDUB/view