Saiba tudo sobre controle de estoque 

Tanto no setor de varejo, como no atacadista, ter controle de estoque é essencial para conquistar e fidelizar clientes e, claro, ter um bom faturamento mensal. Por isso, não dispor de uma organização eficaz desse setor coloca em risco a continuidade da sua empresa. 

A boa notícia é que, com uma boa equipe e a ajuda da tecnologia, é possível ter um bom gerenciamento, sem muitas dores de cabeça. Pensando em te ajudar nessa missão, separamos 5 dicas valiosas para você que ainda não domina o seu controle de estoque. 

1 – Faça o cadastro padronizado dos seus produtos. 

Registrar os produtos de forma padronizada irá facilitar a identificação das mercadorias, além de possibilitar separar cada item por categoria, otimizando tempo e melhorando a visibilidade dos dados. 

Atualmente muitos negócios utilizam os SKUs (Stock Keeping Units), os códigos únicos de identificação, que são concedidos de acordo com as características de cada produto, como cor, fabricante e tamanho. Todos os itens que começam com números 55, por exemplo, são de uma marca específica. Lembrando que os códigos podem ser formados por letras e números juntos. 

Com essa otimização, realizar inventários se torna uma tarefa muito mais fácil e eficiente. 

2 – Não esqueça de registrar todas as entradas e saídas 

Pode parecer óbvio, mas na correria do dia a dia muitas vezes esquecemos de registrar e atualizar as entradas e saídas de mercadorias. É preciso criar uma rotina para isso, incluindo os itens de devolução e troca. 

Graças à tecnologia, hoje temos sistemas de gestão ótimos que facilitam a vida do empreendedor e fazem todo o trabalho de forma rápida e automatizada. 

Com os dados sendo atualizados em tempo real, temos um bom panorama da situação do estoque e reduzimos as chances de erros e de tomadas de decisões precipitadas. 

3 – Otimize o espaço de armazenamento 

Ter um espaço de armazenamento organizado e bem setorizado, é essencial para ter uma boa noção de onde está cada produto e assim, melhorar a operação da equipe. Essa prática consequentemente facilita, e muito, o controle de estoque. 

Uma boa dica, que adotamos aqui na Wilso, é a verticalização com a instalação de porta paletes ou prateleiras, aproveitando ao máximo a altura do depósito e utilizando todo o espaço disponível no estoque. Nesse modelo, para aumentar ainda mais a produtividade, recomendamos posicionar os produtos mais vendidos em locais mais acessíveis e os de menor saída, em locais mais elevados. 

4 – Monitorar o fluxo de vendas e repor tudo no tempo certo 

No controle de estoque, é essencial o monitoramento dos produtos que estão sempre em venda, para fazer uma previsão, o mais aproximada possível, de quanto tempo o estoque disponível será o suficiente. Nesses casos, tanto a falta do produto, como o excesso dele pode se tornar um problema. 

Com esse monitoramento, você conseguirá repor tudo com antecedência, evitando a tão temida falta de estoque, que afeta o seu cliente e a sua reputação como mercado. 

5 – Tenha a Wilso como seu fornecedor 

Com a nossa ajuda você consegue disponibilizar na sua prateleira os melhores produtos, com as marcas mais queridinhas do mercado. 

Oferecemos um catálogo com mais de 3.000 ofertas e entrega rápida e gratuita para todo o Espírito Santo. 

Agora que você já sabe por onde começar, que tal colocar em prática as nossas dicas? 

O seu sucesso é a nossa alegria e estamos aqui para ser seu parceiro de negócios sempre!

Estamos sempre prontos para atender todo o Estado do Espírito Santo. Venha com a gente e seja destaque no mercado varejista da sua região.