Atender bem, para atender sempre. 6 Dicas para ter um atendimento de excelência!

Já faz um tempo que as empresas aprenderam que ter um bom produto e com um preço justo, já não é mais o suficiente para conquistar novos clientes e fidelizar os que já fecharam negócio com você. Um bom atendimento é fundamental em todos os estágios de uma compra, desde o primeiro contato com uma marca, até o pós-venda.

Existem diversas maneiras de ter um bom atendimento e, mesmo parecendo óbvio, precisamos repetir: lembre-se que o cliente deve ser ouvido e sentir que você está ali para resolver uma questão dele e não apenas vender. Isso também é muito importante para criar e manter uma boa imagem do seu empreendimento, pois nada é mais poderoso que o cliente satisfeito indicando o seu negócio.

Pensando nisso e reforçando a importância desse ponto, separamos para você 6 dicas de como oferecer um atendimento de excelência na sua empresa.

1 – Conheça o seu público. Identifique e tenha claro o perfil de consumidor que a sua empresa irá atender. Esse passo é importante também para desenvolver ações de marketing e outras estratégias. Com esses dados em mãos, você consegue se adequar ao perfil do cliente e entendê-lo melhor.

2 – Seja transparente. Nada é pior para a imagem da sua marca do que o uma pessoa sentir que está sendo enganada ou enrolada. Seja sempre transparente e explique os detalhes do atendimento, para que não fique nenhuma dúvida da sua conduta.

3 – Crie uma norma e cultura da empresa. Com uma cultura clara e uma conduta pré estabelecida, sobre qual linguagem e tom de voz utilizar com o seu cliente, a equipe toda consegue atender bem e dar continuidade ao atendimento que já pode ter sido realizado anteriormente.

4 – Seja flexível. É preciso ter em mente que cada cliente é de uma forma e sendo assim, necessitam de atendimentos personalizados. Escute o usuário e seja flexível para resolver a questão dele da melhor maneira possível.

5 – Tenha empatia e seja sincero. O seu atendimento precisa ser simpático e empático. Seja um facilitador de processos e se necessário, se coloque no lugar do outro. A sua sinceridade também fará toda diferença.

6 – Peça feedback e faça reuniões com a equipe. Essa etapa é muito importante para entender o que pode ser melhorado nesse processo e identificar as falhas, que são normais, mas que podem ser evitadas em alguns casos.

Lembre-se, um bom atendimento impacta diretamente no rendimento financeiro da sua empresa. Seja cuidadoso e acompanhe de perto todas as etapas do entendimento ao seu cliente.